Na quinta-feira, dia 18 de maio, foi celebrado o Dia Internacional dos Museus e, como acontece todos os anos, o Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, órgão vinculado ao reativado Ministério da Cultura – MINC, articula a divulgação da programação alusiva à data promovida pelos museus e equipamentos de memória em todo o País, ao longo da 21ª edição da Semana Nacional dos Museus, de 15 a 21 de maio.
Em Mossoró, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) é a única instituição listada no catálogo de programação com atividades ao longo da Semana, que integra ainda programação em Acari, Açu, Alto do Rodrigues, Francisco Dantas, Ipanguaçu, Major Sales, Mossoró, Natal, Nísia Floresta, Santa Cruz e São Vicente.
A inserção da Ufersa na programação nacional se dá em meio à aos trabalhos de criação da Pinacoteca e Memorial Esam/Ufersa – PIM. A nova unidade ficará sediada no Prédio Central, Lado Oeste do Campus Sede, em Mossoró. A escolha do espaço privilegia as características históricas da construção que, inaugurado em 1967, foi o primeiro prédio erguido para sediar Escola Superior de Agricultura (ESAM), instituição que dá origem da Ufersa, em 2005.
A Pinacoteca deverá receber parte do acervo da coleção da professora aposentada da Esam/Ufersa, Isaura Amélia de Sousa Rosado Maia. Em seu acervo, a pesquisadora dispõe de cerca de 1.300 mil obras de artes – incluindo pinturas, tapeçaria e esculturas – colecionadas ao longo dos últimos 30 anos, com exemplares de vários períodos e escolas artísticas do Rio Grande do Norte, grandes nomes do cenário nacional e da arte latino-americana.
Já para o Acervo da Esam – Ufersa está sendo pensada a organização e exposição do patrimônio memorial da instituição a partir dos arquivos de fotografias, documentos em vídeos, reportagens, recortes de jornais, documentos históricos e objetos como placas, troféus, livro de ouro, livros de atas que dão conta da criação e dos primeiros anos de funcionamento da Instituição.
Para acomodar todo esse material, o Prédio Central está em obra para adequação e melhoria das instalações e a previsão é a de que ainda neste ano seja aberto para visitação.
O investimento é de R$ 450 mil, recurso oriundo de Emenda Parlamentar indicada pelo então Deputado Federal Beto Rosado. Os trabalhos de acompanhamento da reforma, organização do acervo e regulamentação institucional da PIM está à frente de uma Comissão deliberada pela Universidade.