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Reclamando ausência de apoio da Prefeitura, entidades ligadas às pessoas com deficiência têm enfrentado dificuldades em Mossoró


As principais instituições ligadas à educação e aos atendimentos da pessoa com deficiência têm enfrentado dificuldades para dar continuidade aos projetos em Mossoró. 

Em nota publicada nas redes sociais da instituição, a Associação dos Surdos de Mossoró e Região, ASMOR, busca a renovação do termo de parceria firmado com a Prefeitura, que deve ser renovado anualmente. “No entanto, desde o início do ano aguardamos a renovação formal desta parceria para 2023. Nestes 04 meses de uma longa espera, já houve reunião com o Secretário de Assistência Social na qual expomos as dificuldades que a ASMOR vem enfrentando para sua manutenção, oportunidade na qual solicitamos em caráter de urgência a renovação do Termo de Parceria”, informa o texto. 

A não renovação do termo pode implicar na suspensão dos serviços ofertados pela associação. “Há 04 meses sem o repasse, a instituição vem buscando realizar, rifas, doações, para continuar prestando seus serviços à comunidade surda de Mossoró. Contudo, toda essa situação deixa a ASMOR em grandes dificuldades de funcionamento, correndo o risco de, após 23 anos de serviços prestados, ter suas portas fechadas deixando a comunidade surda desamparada”, denuncia. 

Outra instituição que carece de condições mínimas para funcionamento é o Centro de Apoio ao Deficiente Visual, CADV. Em contato com a reportagem, eles mostraram a precariedade da situação do local, que sequer conta com material de expediente para funcionar administrativamente. 

Além disso, a estrutura é deficitária, sem sinalização adequada para pessoas cegas, não há piso tátil ou qualquer condição inclusiva. O CADV atende mais de 80 estudantes para suporte à escola regular e é um equipamento pertencente à estrutura da Secretaria Municipal de Educação.

Em 2022 as aulas presenciais iniciaram sem os estagiários que atuam como auxiliares das crianças e adolescentes com deficiência. 

Após as denúncias feitas pelos pais dos alunos, a Secretaria de Educação informou que deu início a um processo de seleção de estagiários para atuação como professores auxiliares nas escolas da rede municipal. Ou seja, mesmo com o calendário garantindo a antecipação das matrículas especiais e com o quantitativo definido, a Prefeitura iniciou o ano sem os estagiários e realizou o processo só após o início do ano letivo. 

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