Pular para o conteúdo

Mossoró realizará “Dia D” de vacinação contra Influenza, Covid-19, febre amarela e poliomielite neste sábado

Neste sábado (15), a Prefeitura de Mossoró realizará um “Dia D” de vacinação disponibilizando imunização contra a Influenza, Covid-19, febre amarela e poliomielite. O objetivo da ação é ampliar o acesso da população aos imunizantes e elevar as coberturas vacinais.

O público que desejar participar da mobilização deve buscar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) da zona urbana, das 7h às 12h. A vacinação também ocorrerá no Partage Shopping Mossoró, das 10h às 18h.

A imunização contra a gripe “Influenza” está aberta para grupos prioritários, preconizados pelo Ministério da Saúde. Podem receber a dose do imunizante: Idosos com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; crianças (6 meses a menores de 6 anos de idade); gestantes; puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente. 

Além disso, neste momento, podem tomar a vacina contra a Influenza: caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das Forças Armadas; população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

A vacina contra a febre amarela é direcionada à população de 9 meses a 59 anos de idade. As crianças com 9 meses de idade podem tomar a primeira dose. Os menores de cinco anos devem receber uma dose de reforço, e a população de 5 a 59 anos precisa receber apenas uma dose da vacina.

No “Dia D”, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ainda ofertarão as vacinas monovalentes contra a Covid-19 para o público a partir de 6 meses de idade. Além disso, também haverá aplicação da dose bivalente para as pessoas que concluíram o esquema primário, composto pelas duas primeiras doses das vacinas monovalentes.  A última dose deve ter sido aplicada há 4 meses (120 dias).

A dose da vacina bivalente contra a Covid-19 está disponível para os seguintes grupos: população a partir de 60 anos; pacientes imunocomprometidos a partir de 12 anos de idade; pessoas que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILP) a partir de 12 anos de idade, abrigados e os trabalhadores dessas instituições; comunidades indígenas, ribeirinhas, e quilombolas a partir de 12 anos de idade; gestantes e puérperas e trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente; população privada de liberdade, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas e funcionários do sistema de privação de liberdade; pessoas com comorbidades a partir de 12 anos de idade.

Em Mossoró, neste dia de mobilização, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estará disponibilizando a vacina contra a poliomielite para crianças que necessitam atualizar a proteção contra a doença.

Fonte: Prefeitura de Mossoró

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *