O Senac RN é um dos 10 finalistas selecionados em todo o Brasil para concorrer ao Prêmio Educador Transformador, realizado anualmente pelo Sebrae. O projeto Turismo de Base Comunitária: valorização dos aspectos históricos e culturais em Picadas – Ipanguaçu/RN foi selecionado entre 2.897 inscritos em todo o Brasil e irá concorrer na categoria Educação Profissional.
A instrutora do eixo de Turismo, Maria Juliana Souza foi a autora e quem conduziu o projeto na turma de Técnico em Guia de Turismo do Vale do Açú. O trabalho teve como principal objetivo fortalecer o turismo na região a partir da valorização dos aspectos históricos e culturais da comunidade.
“Durante as aulas foram realizadas reflexões sobre a identidade histórica e cultural, patrimônio gastronômico de destinos e a conservação da biodiversidade do Semiárido Brasileiro, com uma metodologia que incentivava o protagonismo e cooperativismo das comunidades”, explica a instrutora.
A turma contou com alunos dos municípios de Assú, Macau, Porto do Mangue, Pendências, Carnaubais, Itajá e Ipanguaçu. Eles se dividiram em sete equipes para desenvolver roteiros turísticos que valorizassem aspectos históricos, culturais, gastronômicos, econômicos, sociais e ambientais das localidades. Ao final dessa primeira etapa, a turma percebeu o potencial turístico e gastronômico do município de Ipanguaçu, conhecida como a Capital da Banana, e desenvolveram oficinas gastronômicas na comunidade de Picadas, com foco no aproveitamento da banana.
“Me sinto muito honrada em fazer parte da construção desse projeto e leva-lo como representante do RN e do Senac em uma premiação que reúne as melhores práticas pedagógicas do país. Estou muito feliz com esse reconhecimento, especialmente por poder apresentar toda a riqueza histórica e cultura da comunidade de Picadas”, declarou Juliana.
Os vencedores do Prêmio Educador Transformador serão anunciados no Bett Brasil, evento que reúne educadores, empresas e startups de todo o país.