Skip to content

População reclama de falta de vacina; Coordenação de Imunização diz que Ministério reduziu repasse 

Usuário da UBS Antônio Camilo reclama que vacinas estão em falta na unidade, situada no bairro Ilha de Santa Luzia. “Minha neta de 3 meses foi se vacinar e não tem na Ilha e em nenhum posto da cidade. A vacina se venceu”, denunciou. 

De acordo com o coordenador municipal de Imunização, o Ministério da Saúde encaminhou uma nota sobre a indisponibilidade da vacina meningocócica C. “O Ministério está com desabastecimento dessa vacina e nós recebemos doses, mas insuficientes para atender a demanda”, informa Etevaldo Lima.

Se a criança segue o esquema básico definido pelo MS, a meningocócica deve ser aplicada aos 3 e aos 5 meses de idade, respectivamente, primeira e segunda dose, e aos 12 meses o reforço. “Com o desabastecimento do imunizante, o Ministério está orientando a aplicação da vacina meningocócica ACWY de forma temporária”, explica. 

Vacinas contra febre amarela e catapora em falta 

Mais dois imunizante estão em falta na rede municipal de Saúde. A varicela, destinada às crianças com 1 ano e 3 meses, e a vacina contra a febre amarela. Os lotes disponíveis venceram e as unidades aguardam o envio de nova remessa. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *