O caso envolvendo a reitora da Ufersa, professora Ludmilla Oliveira, que teve título acadêmico de doutorado cancelado após análise da UFRN, não envolve apenas a autora da tese, mas também o Programa de Pós-Graduação, orientadora e a banca avaliadora do trabalho. Além disso, a repercussão do caso pode abrir precedente para questionamentos futuros sobre a concessão de titulações, sobretudo quando envolver disputa por vagas em concursos público.
A cassação em questão coloca em xeque a credibilidade do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo-PPGAU/UFRN, onde ela apresentou a tese em 2011.
Isso porque a apresentação da tese conclui todo o acompanhamento feito pelo programa, onde ela vinha sendo submetida às avaliações e defesas da tese.
A cassação foi assunto principal de uma nota de repúdio feita pela professora titular do Departamento de Arquitetura da UFRN e pós-doutora em Planejamento Urbano, Françoise Dominique Valéry. “Soube então que, por motivos ideológicos evidentes, a aluna tendo se tornada recentemente Reitora da UFERSA, foi “denunciada” por pessoas inconformadas com seu percurso e sucesso. Além disso por meio de acusações na mídia local (Mossoró) e denúncia anônima acobertada pela ouvidora da UFRN. Depois de 10 anos! Fiquei atômica e magoada pelas criticas que poderiam recair sobre toda a equipe do PPGAU”, escreveu.
O relatório apresentado pelo reitor é taxativo sobre a cassação do título.
“Ante todo o exposto, homologo o Relatório Final da Comissão de Processo Administrativo Disciplinar Discente (…), corroborado pelo Parecer Jurídico (…) da Procuradoria Jurídica, aplicando a penalidade de exclusão à ex-discente Ludimilla Carvalho Serafim de Oliveira (…) cujo efeito concreto, nos termos do art. 26 da Resolução nº 157/2013-CONSEPE, é a cassação/anulação do título de Doutor concedido”, decidiu o reitor.
Ludmilla recorreu através de liminar, que foi negada na última sexta.
Há informações da repercussão do caso envolvendo estudantes e professores da UFERSA. A medida pode recair sobre a produção acadêmica e envolver questionamentos sobre produções na universidade e em demais instituições pelo país.